O mercado está sempre em expansão para trazer as melhores soluções para os clientes, baseadas em fontes limpas, como é o caso do sol. Nesse cenário, duas tecnologias popularizaram-se no Brasil: o sistema de aquecimento solar (fototérmico) e o sistema de energia solar (fotovoltaico). Embora ambas as estruturas utilizem o sol e propiciem economia na conta de energia, apresentam grandes diferenças em termos de funcionamento, equipamentos e resultados.
Você ainda tem dificuldade para diferenciar a energia fototérmica da fotovoltaica? Não se preocupe, nós vamos te explicar! Acompanhe conosco!
O sistema de aquecimento solar, também chamado de fototérmico ou termossolar, consiste em placas projetadas para aquecer a água. Através das placas e do reservatório térmico, ou Boiler, a água é capaz de circular e ser aquecida pela luz solar. Trata-se de uma forma de garantir que a água do chuveiro e das torneiras esteja sempre quente.
Devido ao aquecimento da água, a utilização do sistema fototérmico permite economia na conta de energia. Isso ocorre pois o chuveiro é um dos eletrodomésticos que mais consome eletricidade. Além disso, o investimento no sistema tem ficado cada vez mais baixo, correspondendo às necessidades do mercado consumidor.
A energia solar, por sua vez, consiste em um sistema fotovoltaico, que utiliza a luz solar para produzir energia elétrica. O funcionamento se dá através das placas solares, que captam a luz solar, e o inversor, que é responsável por transformar a energia produzida em eletricidade para o consumo na residência.
É importante ressaltar que a energia produzida pode ser utilizada por qualquer eletrodoméstico ou equipamento que dependa de eletricidade, diferente do sistema fototérmico que funciona exclusivamente para o aquecimento da água. Justamente por isso, a economia na conta de energia proporcionada pelo sistema fotovoltaico é bem maior, chegando a até 95% do valor da fatura.
Na dúvida sobre qual tecnologia escolher, é necessário levar alguns fatores em consideração, como o custo de investimento e o objetivo a ser atingido. Embora o sistema termossolar possa trazer grandes benefícios para o aquecimento de água, sua abrangência e economia são menores em comparação à fotovoltaica.
Isso se dá devido ao fato de que o sistema fotovoltaico possui um impacto positivo maior, por ser capaz de fornecer energia limpa não apenas para o chuveiro, mas também para todos os eletrodomésticos. Porém, o custo para a instalação dos painéis fotovoltaicos costuma ser superior.
Nesse cenário, é importante ressaltar que além de trazer grande economia na conta de energia, o sistema fotovoltaico possui durabilidade por volta de 25 anos, consistindo em um investimento à longo prazo. Esse aspecto faz com que o custo de investimento seja rapidamente revertido em benefícios valiosos, por muitos anos.
Nós da Movibio somos experts em gerar energia solar e estamos sempre à disposição para indicar o melhor projeto possível para a sua residência. Se ainda tem dúvidas de que a energia fotovoltaica é a melhor opção para você ou se já tem certeza e planeja instalar, entre em contato conosco e solicite o seu orçamento gratuito!
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©