O financiamento de sistemas fotovoltaicos é uma realidade que facilita a instalação dos painéis solares por diluir o investimento ao longo dos meses. Em algumas situações, dependendo do valor total do projeto, é possível chegar a parcelas de financiamento que se aproximam do valor que seria pago mensalmente em energia elétrica.
Através do financiamento, é possível acessar todos os benefícios da fonte solar, como a economia na conta de energia, a valorização do imóvel e a redução das emissões de CO2 atreladas ao consumo de eletricidade. Trata-se de uma forma de investir em energia solar, mantendo a organização financeira e sem pesar no bolso. Nesse sentido, o financiamento é uma opção particularmente vantajosa para os clientes que não possuem condições ou não desejam efetuar o pagamento à vista.
O primeiro caso é mais comum quando o cliente possui um aporte inicial para a entrada e opta pelo financiamento do valor restante ou escolhe o financiamento integral do valor, pagando aos poucos o investimento em energia solar. Já o segundo caso, é comum quando o cliente, apesar de possuir o valor integral para o pagamento à vista, prefere a facilidade proporcionada pelo financiamento, que abre novas possibilidades de investimento para o montante disponível.
É possível que você tenha se deparado com a possibilidade de financiamento do seu sistema fotovoltaico, mas ainda possua algumas dúvidas. Sendo assim, vamos te explicar melhor os detalhes dessa opção de pagamento. Confira a seguir!
Antes de optar pelo financiamento para adquirir o seu sistema fotovoltaico, é importante compreender o seu conceito. O financiamento consiste em uma antecipação de crédito. Isso significa que a instituição financeira escolhida, como cooperativas e bancos, fornecerá o aporte contratado para a pessoa, física ou jurídica.
Outro aspecto fundamental é o fato de que o financiamento possui como objetivo a aquisição de um bem de alto valor, como é o caso do sistema fotovoltaico, por parte da pessoa. Assim, o cliente possui condições facilitadas de pagamento para quitar o valor total aos poucos, através de parcelas, ou prestações, que contém juros embutidos.
Além disso, caso o cliente atrase o pagamento do financiamento, entrando em inadimplência, o próprio bem é a garantia do negócio. Em outras palavras, a instituição financeira poderá tomar o bem e até mesmo leiloá-lo, de modo que o valor concedido seja recuperado pela entidade.
É possível que ainda existam dúvidas acerca da diferença entre o financiamento e o empréstimo. No caso do segundo, a instituição financeira também concede créditos ao indivíduo. A principal diferença está no fato de que o empréstimo está desassociado contratualmente da compra de um bem.
No caso do empréstimo, o valor contratado é disponibilizado diretamente na conta do solicitante, para que seja utilizado da forma como ele desejar. Como não há um acordo com a instituição financeira em relação ao uso do crédito disponibilizado, as taxas de juros costumam ser maiores quando ocorre o empréstimo.
Já no caso do financiamento, por estar atrelado à compra de um bem, a quantia disponibilizada é direcionada para o responsável pela venda, cabendo ao cliente final apenas realizar o pagamento das prestações dentro do prazo. Na medida em que há um acordo pré-estabelecido que define a finalidade do financiamento, apresentando maior segurança para a instituição financeira, os juros costumam ser mais baixos.
A fim de fomentar a utilização de energia limpa e sustentável, já existem no Brasil diversas linhas de crédito, com juros mais atrativos, específicas para a energia solar. O Sicredi, por exemplo, forneceu mais de R$ 1,6 bilhão em financiamentos para sistemas fotovoltaicos, apenas no primeiro semestre de 2021.
Nossa equipe é preparada para buscar as melhores opções de financiamento, em múltiplas instituições financeiras. Porém, é importante ressaltar que as condições e juros disponíveis podem variar de acordo com a análise de crédito das organizações. Trata-se de um procedimento, anterior ao contrato de financiamento, que verifica se o cliente de fato possui condições de honrar com o compromisso que pretende assumir.
De modo que as condições sejam as mais favoráveis possíveis, é importante que o cliente cultive uma boa saúde financeira, honrando com os seus pagamentos e mostrando às instituições financeiras que possui o perfil do que elas consideram ser um “bom pagador”.
O financiamento, portanto, é uma excelente opção de pagamento, capaz de diluir o investimento em energia solar ao longo dos meses, propiciando tranquilidade e organização financeira para o cliente. Caso ainda tenha dúvidas se essa é a melhor opção para você, entre em contato com o nosso time e solicite um orçamento gratuito! Ficaremos felizes em auxiliá-lo a adquirir o tão sonhado sistema fotovoltaico.
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©