Confira o crescimento da energia solar no Brasil em fevereiro de 2023
O mês de fevereiro de 2023 trouxe dados importantes para demonstrar o crescimento da energia solar no Brasil. Essa perspectiva é relevante pois elucida o impacto em cadeia produzido por cada pessoa que decide instalar o sistema fotovoltaico em sua residência ou empreendimento, seja comercial ou industrial. Por isso, reunimos algumas informações fundamentais para você se manter atualizado acerca do mercado da energia solar. Confira!
NOVO PATAMAR NA MATRIZ ELÉTRICA
Segundo a Absolar, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, no mês de fevereiro, o Brasil ultrapassou a marca de 25 GW de potência de energia solar. Para realizar o cálculo, a entidade utilizou os dados de potência de sistemas de geração própria, incluindo instalações em telhados, fachadas e pequenos terrenos, e de usinas solares de grande porte.
Cabe ressaltar que de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023, a potência instalada baseada na energia solar aumentou de 14,2 GW para 25 GW, correspondendo a um aumento de 76%.
Devido aos novos patamares de potência, a energia solar cresceu mais alguns pontos percentuais na matriz elétrica brasileira, atingindo a parcela de 11,6%. Na divulgação anterior da Absolar, em janeiro de 2023, a energia solar correspondia à 11,2% da potência instalada em operação no país.
NOVO RECORDE DE GERAÇÃO INSTANTÂNEA
Outro dado importante provém do ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, e indica que no dia 09 de fevereiro de 2023, às 10h28, o Brasil atingiu o recorde de geração de energia fotovoltaica, com 6.044 MW de geração instantânea.
Trata-se do patamar mais elevado já alcançado pelo SIN, Sistema Interligado Nacional, representando 7,8% de sua demanda. Destaca-se que em dezembro de 2022 a fonte solar correspondia a 3,6% do total de energia gerada, equivalendo a 6,6 GW. Segundo as projeções do sistema, em dezembro de 2026, espera-se que a energia solar atinja a marca de 6,7%, totalizando 13,9 GW.
As projeções para a energia solar no Brasil são otimistas e apontam para uma rápida expansão do setor. Sem dúvidas, trata-se de um momento fundamental, capaz de determinar os rumos da matriz elétrica brasileira no futuro próximo. Por isso, estamos de olho nos índices da energia solar no país para mantê-lo sempre atualizado das novidades.
Acompanhe conosco e compartilhe com quem precisa saber! Faça parte desse movimento!


