Os painéis fotovoltaicos estão em alta, devido aos seus benefícios para ao meio ambiente e a possibilidade de economia de até 95% da conta de luz. Nesse sentindo, muito é falado sobre a instalação de painéis, deixando de lado os aspectos relacionados à manutenção. Por isso, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a manutenção preventiva. Confira!
Segundo o relatório Soiling Losses – Impact on the Performance of Photovoltaic Power Plants 2022, realizado pelo Programa de Sistemas de Energia Fotovoltaica da Agência Internacional de Energia (IEA-PVPS), a sujeira, como a poeira e a neve, é o principal motivo para perdas e diminuição da geração dos painéis fotovoltaicos, em todo o globo.
Estima-se que, em 2018, a perda de geração de energia solar devido à sujeira atingiu entre 3 a 4% no mundo todo. Em termos de capital, esse percentual corresponde a uma perda econômica de 3 a 5 bilhões de euros. Nesse sentido, a exposição à sujeira é uma questão que precisa ser discutida globalmente, na medida em que a energia solar atinge um número mais expressivo na matriz energética mundial a cada ano.
Para mitigar os impactos causados pela sujeira, torna-se fundamental executar o monitoramento da geração dos painéis fotovoltaicos, verificando se a produção de energia está dentro dos parâmetros esperados, e realizar periodicamente a manutenção preventiva.
No Brasil, os principais detritos que podem se acumular nas placas solares são poeira, folhas e galhos de árvore. Além disso, diversos outros materiais podem ser carregados através da chuva, trazendo impactos na geração. Cabe destacar que, com o passar do tempo, a sujeira acumulada pode gerar até mesmo a proliferação de fungos que afetam a vida útil do sistema fotovoltaico.
A manutenção preventiva consiste na higienização dos painéis solares, realizada com equipamentos que preservam a estrutura, sem danificá-los. Deve ser feita com o sistema desligado, evitando curto circuito e maiores prejuízos.
Em relação à periodicidade, é necessário avaliar a região onde o sistema fotovoltaico foi instalado, analisando, por exemplo, a o volume de chuva e a exposição à sujeira. Porém, de modo geral, recomenda-se que a manutenção preventiva seja realizada a cada seis meses, com o auxílio de profissionais qualificados.
Na dúvida sobre a limpeza dos seus painéis fotovoltaicos, entre em contato conosco para que possamos orientá-lo adequadamente. Assim, é possível aproveitar ao máximo a vida útil do seu sistema, que pode durar até 25 anos!
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©