Atualmente, o mercado da energia solar apresenta três sistemas possíveis para atender às necessidades dos clientes: on-grid, off-grid e zero-grid. No geral, a diferença entre eles está na existência ou não de conexão com a rede elétrica pública, administrada pelas concessionárias de energia.
No caso das instalações que ocorrem nos centros urbanos, a modalidade on-grid é a que apresenta maiores benefícios, devido à praticidade e ao custo do projeto. Pensando nisso, vamos te explicar tudo o que você precisa saber antes de instalar o seu sistema fotovoltaico on-grid. Confira!
O termo on-grid, em tradução livre, significa “na rede”. Nesse sentido, abrange todos os sistemas de energia solar que dependem da conexão com a rede elétrica para funcionar. Na prática, isso significa que o sistema é mais compacto e econômico, pois não necessita de baterias, que apresentam alto custo e necessitam de amplo espaço para alojamento.
O sistema on-grid é constituído, principalmente, pelos painéis solares, responsáveis por captar a luz solar e convertê-la em corrente contínua (CC); pelo inversor, capaz de converter a eletricidade gerada em corrente alternada (CA), adequada para o consumo do imóvel; e pelo relógio bidirecional, encarregado de medir a quantidade de energia que é injetada ou consumida da rede elétrica.
Quando há excedente de energia elétrica, no caso de o consumo ser inferior à geração do sistema, este é direcionado para a rede elétrica e transformado em créditos pela concessionária. Tais créditos podem ser utilizados futuramente em momentos de menor geração, como nos dias nublados e chuvosos. Em resumo, as etapas são:
1. Os painéis solares recebem a luz solar e geram eletricidade na forma de corrente contínua (CC);
2. O inversor converte a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA);
3. O imóvel utiliza a eletricidade gerada pelo sistema, por exemplo, para o funcionamento dos eletrodomésticos e para ligar a luz;
4. A energia que não for consumida é injetada na rede elétrica pública e retorna em forma de créditos para o proprietário do sistema, sendo esse controle realizado pelo relógio bidirecional.
São diversos os benefícios do sistema on-grid para os clientes urbanos, com acesso à rede elétrica:
• O custo do sistema é reduzido por não apresentar a necessidade de utilizar baterias para o armazenamento do excedente de energia;
• O sistema de compensação de créditos das concessionárias garante que o imóvel tenha sempre eletricidade disponível para o consumo;
• A eficiência do sistema fotovoltaico on-grid costuma ser 30% maior do que o sistema que utiliza baterias (off-grid);
• Com o sistema, é possível atingir até 95% de economia na conta de luz, além de gerar energia limpa e sustentável.
Apesar de ser possível atingir grandes economias na conta de energia, podendo chegar até 95%, de acordo com o projeto, não é possível zerá-la. Isso ocorre pois como o sistema on-grid utiliza a rede elétrica, ainda incide sobre o imóvel a cobrança da taxa mínima de luz.
Este valor é pago à concessionária de energia para cobrir o custo de disponibilidade da rede elétrica, as manutenções da estrutura e o fornecimento de iluminação pública.
Agora que você compreende como funciona o sistema on-grid, entre em contato conosco e solicite a sua cotação! Ficaremos felizes em ajuda-lo a economizar na sua conta de luz e a gerar energia limpa para o seu imóvel.
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©