Como a energia solar funciona no inverno?
Hoje, dia 21 de junho, inicia-se oficialmente o inverno no Brasil. Embora algumas regiões do país já estivessem experienciando o resfriamento da temperatura, é possível que o clima fique ainda mais frio. Com isso, é comum surgirem dúvidas acerca da eficiência dos sistemas fotovoltaicos durante o inverno.
Pensando nisso, reunimos algumas informações para explicar o porquê de a energia solar ainda ser uma boa opção, mesmo no período mais frio do ano. Confira!
A TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA
Em um primeiro momento, é necessário destacar que o sistema fotovoltaico funciona a partir da incidência da luz solar, independentemente da temperatura ambiente. Em outras palavras, é através da incidência da luz do sol que os módulos geram eletricidade e não do calor.
Por isso, no inverno, a principal influência na geração de energia fotovoltaica é a duração menor dos dias e a redução da intensidade da luz solar. Isso ocorre pois nessa estação, a posição do sol em relação à superfície terrestre faz com que a luz solar incida de forma mais amena.
A IMPORTÂNCIA DO DIMENSIONAMENTO CORRETO
Apesar de existir a possibilidade de diminuição da geração de energia solar durante o inverno, cabe destacar que o potencial solar do Brasil é muito alto e mantem-se significativo ao longo de todo o ano, devido à localização próxima à linha do Equador. Ainda assim, é possível mitigar quaisquer efeitos negativos para a geração através do dimensionamento correto do sistema fotovoltaico, realizado por uma empresa responsável.
Durante esse processo, além de calcular o potencial de geração de modo a suprir os dias de menor produção de energia, é possível planejar a instalação dos painéis para que eles fiquem com a inclinação adequada para receber a máxima quantidade de luz solar ao longo de todo o ano. No hemisfério sul, onde o Brasil está situado, é indicado que os módulos solares estejam voltados para o norte.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS MÓDULOS
Outro fator que pode ser observado pelo próprio proprietário do sistema fotovoltaico diz respeito à manutenção dos painéis solares. Durante o inverno, é possível que ocorra o acúmulo de sujeira, como poeira e folhas, diminuindo a eficiência dos módulos. A forma de solucionar isso é através da manutenção preventiva, ou seja, o acompanhamento e a limpeza dos módulos fotovoltaicos, garantindo o pleno funcionamento do sistema.
Por fim, cabe destacar que até mesmo no inverno a energia solar é um excelente investimento, devido ao seu rápido retorno em forma de economia na conta de luz. Com o sistema fotovoltaico você não precisa se preocupar com o uso do chuveiro elétrico e aquecedores, fundamentais para o conforto térmico no inverno.
Além disso, a tecnologia fotovoltaica é apta a manter uma boa eficiência durante todas as estações do ano, sendo importante apenas adquirir o sistema com uma empresa responsável, capaz de executar um projeto adequado, levando em consideração o dimensionamento e a inclinação dos módulos solares; e manter a manutenção preventiva em dia.
Agora que você já entendeu como funciona a energia solar no inverno, entre em contato agora mesmo e solicite o seu orçamento gratuito conosco!


