Muitas pessoas acham interessante a ideia de gerar a própria energia, mas têm algumas dúvidas sobre o sistema fotovoltaico. Pensando nisso, reunimos algumas perguntas comuns para desmistificar a tecnologia solar e ajudar você a compreendê-la melhor.
Acompanhe conosco!
A energia solar é a eletricidade gerada a partir de uma fonte inesgotável, o sol. Na medida em que provém dessa grande estrela, a energia solar é uma fonte limpa e renovável. Para gerá-la é necessário captar a luz solar a partir de painéis fotovoltaicos.
Os painéis solares são constituídos de células fotovoltaicas capazes de converter a luz solar em energia elétrica. O principal material para a fabricação de células fotovoltaicas é o silício. São necessárias cerca de 36, 60 ou 72 células interligadas em série para montar uma placa solar.
Os painéis solares geram eletricidade em forma de corrente contínua (cc), inadequada para o consumo doméstico. A função do inversor ou do microinversor é transformar a corrente contínua gerada pelos painéis em corrente alternada (ca), possibilitando o seu consumo em residências e empresas.
São diversos os benefícios. A energia solar é limpa, renovável e sustentável, constituindo uma fonte estratégica para a transição energética global. Em outras palavras, aderir à energia solar significa contribuir para o meio ambiente. Além disso, os painéis solares possibilitam grande economia ao longo dos anos, por gerar maior independência em relação à rede elétrica e proteger contra as flutuações tarifárias da conta de luz.
Ao gerar energia para o próprio consumo, é possível reduzir a dependência em relação à rede elétrica pública e evitar o aumento das tarifas de energia ao longo dos anos. Com energia solar você pode chegar a economizar até 95% da conta de luz!
A área requerida para a instalação do sistema depende da quantidade de painéis que serão necessários para suprir a demanda do seu imóvel, levando em consideração o consumo mensal de eletricidade, a existência de sombra no telhado, entre outros aspectos analisados na fase de orçamento. Caso não haja a possibilidade de instalação no telhado, é possível construir uma usina no solo. Na dúvida, solicite uma simulação personalizada!
A energia solar funciona em dias nublados, mas a geração de eletricidade é menor devido à redução da intensidade da luz solar. Para que não falte energia nesses dias, o dimensionamento do sistema é feito para que os dias de maior geração compensem os de menor geração, através dos créditos contabilizados pela concessionária.
Os melhores fabricantes de painéis solares oferecem garantia de desempenho linear de 25 anos. Na prática, isso significa que os módulos vão chegar ao 25º ano com o desempenho de pelo menos 80% da geração original. Após esse período, a eficiência declina aos poucos até que seja necessária a substituição dos equipamentos.
O mercado já acompanhou a redução dos preços dos sistemas fotovoltaicos ao longo dos últimos anos. Tal aspecto faz com que a instalação de energia solar seja muito mais acessível nos dias de hoje. Além disso, é possível encontrar nas principais instituições financeiras linhas de crédito para financiamento com juros mais baixos, exclusivas para a aquisição de painéis solares.
Esperamos que essas explicações tenham te ajudado a compreender como a energia solar é simples, efetiva e sustentável. Caso você tenha alguma outra dúvida ou deseje realizar uma simulação gratuita, entre em contato conosco! Nossa missão é auxiliá-lo a fazer parte desse movimento capaz de transformar o mundo em um lugar melhor através da energia limpa.
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©