A arquitetura moderna, desde o século XX, tem priorizado a construção de espaços integrados para convívio, marcados pela simplicidade e alta funcionalidade. Já no século XXI, as preocupações com a sustentabilidade reverberam em uma maior integração arquitetônica com o meio ambiente e a implementação de tecnologias como os painéis solares, constituindo o que é chamado de arquitetura sustentável.
Ainda assim, algumas pessoas se preocupam com possíveis interferências estéticas resultantes da instalação dos módulos em suas residências e comércios. Por isso, vamos falar um pouco sobre os impactos dos painéis solares na arquitetura dos dias de hoje.
Acompanhe conosco!
Dentre os componentes que caracterizam um projeto de energia solar, como inversores, microinversores, cabos e estruturas de fixação, os painéis solares são os mais visíveis. Com coloração azulada e cerca de 1,01m x 3m de tamanho, os módulos são constituídos de células fotovoltaicas, geralmente, feitas de silício, capazes de converter a luz solar em energia elétrica.
Além disso, outros insumos também são utilizados para a fabricação dos painéis solares, como moldura de alumínio, vidro especial, material encapsulante (EVA), backsheet e caixa de junção.
Devido à facilidade de instalação dos sistemas de energia solar, nos dias de hoje, é possível desenvolver um projeto arquitetônico do zero, seja residencial ou comercial, já levando em consideração o consumo de energia previsto, o espaço e inclinação adequados no telhado, os materiais das telhas, entre outros fatores. É uma forma inteligente de agregar a sustentabilidade e a economia ao projeto de um novo imóvel.
Porém, essa não é a única forma de integrar a energia solar à arquitetura. A instalação dos módulos pode ser realizada em imóveis já construídos. Nesse caso, é realizada uma avaliação do local para verificar se está apto para receber o sistema de energia solar, levando em consideração fatores como:
• As dimensões e inclinação do telhado;
• A área útil, livre de obstáculos, para a instalação;
• A existência de sombras, causadas por outros imóveis, árvores etc.;
• Os materiais das telhas e o estado de conservação;
Caso seja identificado que o local está inapto para receber os módulos, é possível que sejam propostos reformas e ajustes, com o acompanhamento de arquitetos e engenheiros, e a posterior instalação do sistema de energia solar.
Na prática, os painéis solares são discretos e propiciam uma estética até mesmo futurista para os imóveis que os recebem. Nesse sentido, os módulos harmonizam com o ambiente e colaboram para transmitir a ideia de tecnologia e sustentabilidade, muito valorizada nos dias atuais.
Para ilustrar, vamos mostrar algumas das instalações que realizamos para diferentes clientes, residenciais e comerciais.
Instalação em Avaré-SP.
Instalação em Lençóis Paulista-SP.
Instalação em Caieiras-SP.
Instalação em Lençóis Paulista-SP.
Instalação em Lençóis Paulista-SP.
Instalação em Lençóis Paulista-SP.
Através dos exemplos, é possível ver que os painéis solares integram com facilidade a estrutura dos imóveis, trazendo impactos visuais positivos, como a transmissão de valores de sustentabilidade.
Além disso, é importante lembrar que, para além da estética, instalar os painéis solares significa fazer parte de um movimento de sustentabilidade que preza pela geração própria de energia através de fontes renováveis, contribuindo para o bem-estar de toda a sociedade.
Ainda está na dúvida sobre os impactos visuais dos painéis solares para o seu imóvel? Entre em contato conosco e solicite uma simulação sem compromisso! Além disso, confira o nosso portfólio e conheça as nossas instalações.
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©