Energia solar ultrapassa recorde de expansão em 2023
O país tem sido cenário de um movimento de grande expansão do mercado de energia solar em 2023. O contexto é extremamente otimista, na medida em que o Brasil é um dos países com maior potencial de geração de energia fotovoltaica em todo o mundo.
Tal expansão tem possibilitado que mais pessoas tenham acesso à energia limpa a cada dia, gerando benefícios econômicos e ambientais. Pensando nisso, reunimos os dados mais recentes da energia solar no país para você ficar por dentro e acompanhar o movimento do setor.
Confira!
O CRESCIMENTO DA ENERGIA LIMPA NO PAÍS
O avanço da energia limpa na matriz elétrica está atingindo posição de notoriedade internacional, colocando o Brasil como uma grande referência no cenário da transição energética.
Em números, a expansão da capacidade instalada na matriz elétrica brasileira foi de 7 GW no período de janeiro a agosto deste ano. Dentre o total, cerca de 6,2 GW são originários das fontes solar e eólica. As fontes renováveis já compreendem 88,79% da matriz elétrica do país.
De janeiro a setembro deste ano, o crescimento da capacidade instalada da energia solar foi de 3 GW e da energia eólica, 3,2 GW. Para fins comparativos, durante o mesmo período do ano de 2022, a instalação de energia solar foi de 2,5 GW. O resultado é a superação do recorde de expansão da energia solar em 2023.
É importante ressaltar que o crescimento da capacidade instalada da fonte fotovoltaica deve ser ainda maior, na medida em que os números apresentados não levaram em consideração a micro e minigeração distribuída, modalidades constituídas por usinas instaladas em residências, comércios, pequenas indústrias, entre outros.
Em relação ao crescimento da energia limpa, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirma que “o Brasil tem mais de 80% da matriz energética limpa e renovável. Somos capazes de liderar a transição energética em âmbito internacional. Vamos continuar investindo em fontes de energia sustentáveis, para exercer esse protagonismo e mostrar para o mundo do que somos capazes.”
ENERGIA SOLAR NA MATRIZ ELÉTRICA
O mais recente infográfico divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) no mês de setembro revelou que a fonte solar já abrange 15,4% da matriz elétrica brasileira, ocupando o segundo lugar entre as fontes. O primeiro lugar é ocupado pela fonte hídrica, com 50,1%, e o terceiro, pela eólica, com 12,3%.
A Absolar também divulgou que desde 2012, o mercado da energia solar já gerou mais de 1 milhão de empregos no país, contribuindo ativamente para o desenvolvimento profissional dos brasileiros. Em relação aos investimentos gerados, o montante é de R$ 164,2 bilhões, com mais de R$ 46,7 bilhões arrecadados pelos cofres públicos.
Os benefícios para a descarbonização são enormes, na medida em que a fonte solar foi responsável por evitar a emissão de mais de 42,3 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
Nosso compromisso com o avanço da energia solar nos coloca sempre em movimento para promover soluções energéticas tecnológicas e acessíveis. Faça parte desse movimento conosco! Acompanhe as nossas redes e fique por dentro das novidades.


