Já imaginou viver em uma cidade planejada para ser sustentável, resistente a desastres naturais e autossuficiente em termos energéticos? No Estado da Flórida, nos Estados Unidos da América (EUA), isso já é uma realidade para cerca de 4600 moradores da comunidade de Babcock Ranch. Acompanhe conosco e saiba mais!
Adquirida pelo Estado da Flórida em 2006, a comunidade de Babcock Ranch foi aprovada e construída a partir de uma parceria público-privada. Anteriormente, a região foi parte de um empreendimento de 91.000 acres conhecido como Crescent B Ranch.
Em 1800, a família Perry McAdow adquiriu o terreno, dando início ao Crescent B Ranch. Mais adiante, em 1914, a região foi vendida para Edward Babcok, que a renomeou como Babcock Ranch. As terras foram a base para todo o empreendimento da família Babcock, que incluía plantações e atividades como a caça e o ecoturismo.
Após a aquisição do Estado da Flórida, Babcock Ranch foi planejada para ser a primeira comunidade dos EUA inteiramente movida à energia solar. Hoje, o plano é uma realidade graças aos 700 mil painéis solares instalados na região, que alimentam cerca de 2 mil lares.
Além das usinas solares construídas para alimentar toda a cidade, os moradores possuem autonomia para instalar painéis fotovoltaicos em suas residências, contribuindo para a produção de energia.
Em Babcock Ranch, a preocupação com o meio ambiente está presente desde o planejamento energético, até a preservação de uma área de reserva, rica em biodiversidade, que possui cerca de 73.000 acres. A reserva abrange importantes recursos naturais aquáticos, de fauna e de flora, além de elementos culturais e históricos da região.
Além de ser inteiramente alimentada por energia solar, a cidade foi construída para ser resistente a desastres naturais. Tal aspecto foi posto à prova em setembro de 2022, com o Furação Ian.
Com categoria 4 e ventos de mais de 240 km/h, o Furacão Ian causou inundações e imensos danos para as cidades do sudoeste da Flórida, como Fort Myers e Naples. Porém, Babcock Ranch permaneceu praticamente ilesa e sem quedas no fornecimento de energia, água e internet.
A comunidade de Babcock Ranch mostra como é possível planejar novos empreendimentos imobiliários levando em consideração o meio ambiente, sobretudo, graças à energia solar. Nos dias de hoje já é possível levar autossuficiência energética para condomínios residenciais, bairros e até mesmo cidades! Para tal é necessário que haja planejamento e investimento em energia fotovoltaica.
Ficou interessado em saber mais sobre a energia solar pelo mundo? Acompanhe o Blog da Movibio!
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©