Nos dias de hoje, é possível observar o aumento da preocupação com o meio ambiente chamar a atenção para a necessidade de que medidas de preservação sejam adotadas por toda a sociedade com urgência. Na esfera privada, na qual as empresas estão inseridas, a sigla ESG (Environmental, Social and Governance), que significa Ambiental, Social e Governança, tem marcado presença por ser um guia para o aprimoramento de políticas de sustentabilidade.
Nesse contexto, a energia solar aparece como uma solução possível, capaz de gerar benefícios para as esferas da sigla ESG. Acompanhe conosco para saber mais!
O primeiro aparecimento da sigla ESG ocorreu em 2004, em um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) em parceira com 20 instituições financeiras, de nove países, intitulado Who Cares Wins (em tradução livre: “Ganha quem se importa”). A intenção do relatório foi estabelecer medidas para o mercado financeiro que incluíssem as preocupações ambientais, sociais e de governança.
Ao longo dos anos, o significado de ESG se expandiu e alcançou outros mercados, para além do setor financeiro. Além disso, tornou-se ainda mais notório em 2015 com o surgimento da Agenda 2030 da ONU e o Acordo de Paris, ambos voltados para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
É o pilar que abrange as medidas empresariais voltadas para a preservação do meio ambiente. Algumas ações envolvem, por exemplo, o controle do consumo de recursos naturais, redução das emissões de gases de efeito estufa, aplicação de gestão de resíduos, entre outros.
É a letra que se refere às medidas que colaboram para a construção de relações humanizadas com as pessoas de dentro e de fora da organização. Algumas das práticas envolvem conceitos como diversidade e inclusão, direitos humanos, relações com comunidades, entre outros.
É o conceito que envolve os sistemas de governança da corporação, presentes nas esferas administrativas e de gestão. As ações de governança buscam assegurar que todos os pilares da empresa, como colaboradores, clientes e acionistas, estão sendo atendidos a partir das melhores práticas possíveis. Um exemplo disso são as ações voltadas para a proteção de dados pessoais e privacidade.
A energia solar é capaz de contribuir para a aplicação do ESG, tornando-se um motor de medidas sustentáveis para as empresas. No quesito ambiental, por exemplo, as contribuições decorrem do fato de que a solar é uma fonte limpa e renovável. Isso ocorre porque a tecnologia fotovoltaica utiliza o sol, que é uma fonte inesgotável, e consegue gerar energia sem emitir CO2.
Já no aspecto social, é importante levar em consideração a contribuição da energia solar para a economia local, principalmente, através da geração de empregos. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), desde 2012, o mercado da energia fotovoltaica já gerou mais de 835,1 mil postos de trabalho no país.
São inúmeros os benefícios que a energia solar pode gerar para o ambiente corporativo, inclusive, ao colaborar para uma boa reputação. Ao aderir às práticas ESG através da energia solar, é possível valorizar ainda mais o empreendimento e contribuir ativamente para a sociedade. Entre em contato conosco e valorize a sua empresa com a energia solar!
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©