O mês de julho de 2023 trouxe importantes marcos da energia limpa no país. O avanço do setor é de extrema importância global, no sentido da preservação do meio ambiente e da transição energética, e nacional, por representar o avanço de um mercado aquecido e com grande potencial de expansão.
Acompanhe conosco e fique por dentro dos novos números!
Apenas na primeira quinzena de julho, o Brasil atingiu 12 marcos na geração de energia limpa. Dentre eles, sete foram ultrapassados pela fonte solar e cinco, pela eólica.
O grande destaque entre os estados foi a região Nordeste que, segundo os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi responsável por nove desses recordes. Dentre os marcos superados pela região está o de geração solar instantânea, que no dia 13 de julho atingiu aproximadamente 6,6 mil megawatts. Tal número consiste em 53,3% da demanda do Nordeste.
Antes dessa data, a região já havia registrado números importantes em relação à energia solar. No dia 4 de julho atingiu 2.060 MW médios e, no dia 11 de julho, 2.211 MW médios. Já no dia 10 de julho, a geração solar chegou aos 6.469 MW, o equivalente à 51% da demanda, prenunciando o recorde do dia 13 de julho.
Além da intensa produção de energia solar, o Nordeste tem se destacado também na geração eólica. Isso ocorre na medida em que se iniciou o período de aumento dos ventos na região, fazendo com que a energia eólica ganhe espaço na matriz elétrica.
Nesse sentido, observou-se no dia 4 de julho que a produção das fontes eólicas atingiu 18,4 mil MW, o correspondente a quase 150% da demanda da região. Conforme o ONS, a intensificação dos ventos nesse período do ano e, consequentemente, o aumento da geração elétrica é fundamental para balancear a estação seca nas bacias hidrográficas do Norte, Nordeste e Sudeste/Centro Oeste.
Cabe ressaltar que segundo o Balanço Energético Nacional mais recente, a energia solar e a eólica correspondem, juntas, à mais de 14% das fontes de energia da capacidade instalada no país. Sendo assim, os tempos são de otimismo para a energia limpa e renovável, principalmente, para a solar que é uma fonte acessível e prática.
Ficou interessando em saber mais? Acompanhe o Blog da Movibio e entre em contato conosco para fazer o seu orçamento. Assim, você contribuirá cada vez mais para o aumento dessa fonte na matriz elétrica.
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©