Estabelecido em 1972, ao longo da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 05 de junho. A data tem como objetivo destacar a importância da preservação dos recursos naturais e alerta para os problemas ambientais causados pelo esgotamento destes.
Diante da preocupação com o meio ambiente, nos dias de hoje, diversas medidas podem ser adotadas por cada cidadão para reduzir os impactos negativos para o planeta. Dentre elas, está a instalação de sistemas fotovoltaicos em residências, comércios e indústrias.
Pensando nisso, vamos te explicar a razão pela qual a energia solar está associada à sustentabilidade e à preservação ambiental.
Confira e fique por dentro!
Suprir as necessidades do presente sem inviabilizar o futuro da humanidade é o conceito de sustentabilidade, definido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU. Nesse cenário, encontra-se a preocupação com a preservação dos recursos naturais, a fim de que continuem disponíveis para as gerações futuras.
Ao lidar com a sustentabilidade na geração de energia elétrica, uma das principais preocupações envolve o uso predominante de fontes não renováveis para geração de energia, como o petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear, por todo o globo. Tratam-se de fontes baseadas em recursos limitados e que geram poluição, como o CO2, e, portanto, são contrárias ao conceito de sustentabilidade.
Felizmente, o Brasil é um dos países que mais utilizam fontes renováveis para geração de energia, como a hidráulica, a solar e a eólica. Esse aspecto faz com que o país seja um dos principais motores da transição energética mundial para fontes limpas e renováveis. Tal movimento tem crescido cada vez mais com a democratização da energia solar, a partir da redução do custo do sistema e o surgimento de linhas de crédito exclusivas para o seu financiamento.
A sustentabilidade da energia solar se dá na medida em que é originada do sol, uma fonte inesgotável. Através da tecnologia dos painéis solares e microinversores, é possível transformar a luz solar em eletricidade para abastecer eletrodomésticos, acender a luz e atender às demais necessidade elétricas do imóvel.
A energia solar, dessa forma, provém de uma fonte limpa, que não emite gases poluentes, e renovável. Outro aspecto favorável à sustentabilidade é a possibilidade de reciclagem dos painéis solares, após a sua vida útil de 25 anos.
Instalar os painéis solares é um passo que contribui para o meio ambiente e promove muitos benefícios, como a economia na conta de energia e a autonomia energética. Entre em contato conosco e faça parte desse movimento! A natureza e o seu bolso agradecem!
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©